As Brumas de Avalon

Sinopse

Filme de DramaMorgana, papel desempenhado por Julianna Margulies relembra que quase tudo do que foi dito do Rei Arthur (interpretado por Edward Atherton) bem como aqueles que o rodeavam é mentira, já que, como sacerdotisa de Avalon, onde surgiu a religião da Deusa-Mãe, conviveu com esses fatos, que iniciaram no momento do maior levante já ocorrido na Bretanha. Os saxões limpavam o País tirando a vida de cristãos e dos seguidores da deusa de Avalon.

Se um grande líder não viesse para unir os cristãos e os pagãos, a Bretanha terminaria com a explosão bárbara da época e desapareceria de vez!. Gorlois (interpretado por Clive Russell), que é o genitor da Morgana, batalhava persistentemente contra os grupos de saxões. Morgana ainda era uma criança, que morava em Cornuália com Igrane (interpretada por Caroline Goodall), sua genitora, antiga seguidora da religião praticante secreta da Magia Antiga.

Morgause (interpretada por Joan Allen), irmã de Igrane, ficava deslumbrada com o poder de Avalon. Um dia Viviane (interpretada por Anjelica Huston), tia de Morgana, teve como objetivo eleito salvar Avalon dos saxões. Ela previu que o rei morreria em seis meses, sem herdeiro. Viviane comunica a Igrane que iria gerar este líder, mas não com seu marido, chamado Gorlois, mas com um homem que usa o símbolo do dragão e é seguidor da Deusa.

Viviane planeja salvar Avalon por meio da unção e preparação de sua sobrinha, Morgana, como sua sucessora, mudando a linhagem real para gerar Arthur, um rei que aceitará as crenças pagãs e o cristianismo. Somente dessa forma Avalon estaria salva, pois a ilha é o centro pagão do poder e um local místico invisível para aqueles que não crêem. Contudo, ao tempo em que o cristianismo avança pela Inglaterra e mais pessoas se colocam longe da Deusa, o reino misterioso se torna difícil de ocorrer até para quem tem fé. A ambiciosa Morgause se empenha em frustrar seus planos. Viviane, com seu temperamento insistente e boas intenções, infelizmente pratica um erro que atingirá Morgana pessoalmente e mudará toda a Bretanha.